top of page
Buscar

NOTÍCIA: Oficinas, reuniões e visitas técnicas fortalecem o diagnóstico do Plano Municipal de Saneamento Básico de Rio das Ostras

  • PMSB Rio das Ostras
  • 13 de ago.
  • 2 min de leitura

População e instituições participaram ativamente das atividades, contribuindo com informações e sugestões para o PMSBRO


Entre os dias 12 e 31 de julho de 2025, a equipe responsável pela elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Rio das Ostras (PMSBRO) promoveu diversas ações voltadas para a etapa de diagnóstico do documento. As atividades incluíram Oficinas Setoriais, Reuniões Temáticas e Visitas Técnicas, realizadas em diferentes pontos do município e com a participação direta da população e de representantes de diversos setores.


De 22 a 31 de julho, ocorreram as Oficinas Setoriais de Diagnóstico, que contemplaram os 9 setores de mobilização do município. Nessas ocasiões, moradores puderam dialogar sobre os quatro eixos do saneamento básico (abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e manejo de resíduos sólidos), compartilhando suas percepções, necessidades e sugestões.


ree

Paralelamente, entre 14 e 31 de julho, foram realizadas cinco Reuniões Temáticas com grupos estratégicos: Defesa Civil, Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativo (CMPOP), Catadores de Materiais Recicláveis, Associação de Pescadores e Agentes Comunitários de Saúde. Esses encontros possibilitaram a coleta de informações específicas e também deram origem a visitas técnicas acompanhadas pelos participantes, enriquecendo o levantamento de dados para o diagnóstico.


ree

Já no período de 12 a 30 de julho, foram efetuadas diversas visitas técnicas a diferentes locais e equipamentos relacionados ao saneamento do município. Entre elas, destacam-se:


  • visitas com a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Manutenção da Infraestrutura Urbana e Obras Públicas (SEMOP), para reconhecimento do sistema de drenagem urbana;

  • visitas junto à Rio+ Saneamento, para reconhecimento dos sistemas de esgotamento sanitário e abastecimento de água;

  • visitas junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SEMAP) para reconhecimento do sistema de gerenciamento de resíduos sólidos;

  • visita à Central de Tratamento de Resíduos (CTR) e realização do estudo de composição gravimétrica dos resíduos do município;

  • caminhadas com catadores e pescadores.


Essas visitas foram essenciais para a observação in loco das condições e desafios enfrentados e validação de pontos trazidos pelos entes mobilizados, complementando os dados levantados.


Atualmente, a equipe técnica já iniciou o tratamento das informações coletadas ao longo das oficinas, reuniões e visitas. Nesta fase, os dados estão sendo organizados e analisados para consolidar o diagnóstico preliminar do saneamento básico no município.


Com base nesse material, será possível identificar eventuais lacunas ou informações ainda pendentes, o que poderá demandar nova rodada de visitas técnicas, prevista para o mês de setembro. Para isso, a equipe entrará em contato com os representantes dos setores e secretarias envolvidos, a fim de realizar os agendamentos necessários e garantir novamente a participação ativa da comunidade local.


Paralelamente, está em andamento a elaboração dos relatórios técnicos sobre cada um dos componentes do saneamento (abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana), além do eixo transversal da salubridade ambiental. Esta etapa, considerada essencial para o desenvolvimento do Plano, deve durar de quatro a cinco meses e tem como objetivo aprofundar o entendimento das necessidades do município, com base nas informações validadas.


Ao final dessa etapa, os resultados consolidados serão apresentados à população em uma Reunião de Consolidação Participativa do Diagnóstico, reafirmando o compromisso com a transparência e com a construção coletiva do Plano Municipal de Saneamento Básico de Rio das Ostras.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page